“É um sonho que estou realizando na vida, pois eu estava perdida no mundo, via a vida passar por debaixo dos meus olhos sem um rumo” relata Maria Aparecida Felinto dos Santos, aluna do Programa de Educação de Jovens e Adultos na cidade de Cabedelo. “É muito importante para os jovens e adultos que não estavam estudando e agora estão tendo essa oportunidade de ingressar na vida profissional. Hoje já sei mais sobre todas as matérias, principalmente informática que era meu sonho aprender”, completa Maria Aparecida.
A Educação de Jovens e Adultos em Cabedelo vem se destacando devido ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (PROEJA FIC), que oferece o ensino profissionalizante a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular e também pela Certificação Profissional e Continuada (Certific), que aprimora os conhecimentos adquiridos em cursos de qualificação. Localizada na região metropolitana de João Pessoa, a cidade portuária investe em cursos nas áreas de Informática para Serviços Administrativos e Beneficiamento de Pescado.
Em um país com cerca de 14 milhões de analfabetos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode se transformar em um importante programa de inclusão social. Definida como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996, o ensino voltado para o público adulto ainda se estrutura, apesar de sua realidade no país ser de elevados índices de evasão, estrutura física inadequada e programas ineficazes.
A Paraíba aparece em terceiro lugar no Nordeste com maior índice de analfabetismo (mais de 20% da população acima de dez anos de idade). O Estado está à frente apenas do Piauí e de Alagoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém com o advento da Lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Estado aumenta as perspectivas de programas EJA.
Cabedelo desenvolve programas profissionalizantes
O PROEJA FIC se configura como um programa eficaz em Cabedelo porque atrai interesse da população por seu caráter profissionalizante, é o que afirma a Coordenadora de Assistência ao Magistério da Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo, Enilda Célia Guedes. “A evasão de turmas de programas PROEJA FIC ocorre em menor índice e acredito que é devido a essa formação. As turmas não são muito grandes, mas são de alunos completamente interessados. A média global dos alunos do 6º ano até agora é uma pontuação de 8.5, além de um bom índice de frequência nas aulas”, ressalta Enilda.
Os cursos de Informática para Serviços Administrativos e Beneficiamento de Pescado, elaborados em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo e o IFPB desde 2009, agregam a formação inicial e continuada do Ensino Fundamental com o Ensino Profissionalizante na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, oportunizando alunos a concluírem a educação básica e de ter acesso a uma formação profissional de qualidade. As primeiras turmas do PROEJA FIC se formarão ao final desse ano.
“O objetivo do curso é formar um profissional com conhecimentos básicos e gerais em beneficiamento de pescado, com direcionamento em higiene e manipulação na elaboração de produtos” diz Luciana Trigueiro, coordenadora da Qualificação Profissional de Beneficiamento de Pescado e professora do PROEJA FIC. O curso está na sua primeira turma e tem mais de 20 alunos matriculados.
Segundo Edilson Ramos Machado, professor e Coordenador Geral do PROEJA FIC e do Certific do Campus Cabedelo, a cidade tem muita carência na área administrativa. “O curso de Informática para Serviços Administrativos qualifica os alunos para trabalharem como auxiliar de escritório, preparando memorandos, atas, relatórios, cartas e outros documentos, além de organizar apresentações, eventos e reuniões”. A turma de 2010 se formará esse ano e possui 24 alunos, já a turma de 2011, possui 22 alunos.
As aulas são ministradas por professores do IFPB nas escolas municipais Paulino Siqueira e Rosa Figueredo, além da própria Instituição e são destinadas a alunos com escolaridade mínima de 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental. O programa tem uma carga horária total de 1400 horas, sendo ofertado no período noturno.
Certificação Profissional melhora a renda da população
O Campus Cabedelo do IFPB também oferece o curso de Beneficiamento de Pescado na modalidade de Certificação Profissional e Continuada (Certific). A professora Luciana Trigueiro explica que essa é uma área onde não há cursos desenvolvidos na Paraíba, o que pode ampliar muito a melhoria de renda da população de baixa renda.
Alguns pescadores de Cabedelo retiram do mar a sua subsistência. Fotografia: Augusto Ygor
A ideia do Certific, em Cabedelo, é atingir trabalhadores experientes na área de pesca, mas não possuem certificado para comprovar isso, ponto importante para o mercado de trabalho. O programa vai aprimorar os conhecimentos adquiridos através de cursos de qualificação e para aqueles que não têm escolaridade básica, é ofertado cursos de Ensino Fundamental, através de parceria com a prefeitura, mediante o Programa de Educação de Jovens e Adultos. A primeira turma do curso possui 27 alunos e uma faixa etária variante entre 18 e 56 anos, as são ministradas no IFPB no período noturno.
Idealizado pelos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, os responsáveis pela execução do Certific são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aumentar a inserção no mercado de trabalho e possibilitar a capacitação através do ensino. A iniciativa é inovadora, pois coloca os professores para lidarem com a avaliação de competências que, muitas vezes, não são testadas no sistema formal de ensino.
O Certific oferece qualificação na área de música, construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica e pesca, sem custos e nem limite de vagas. No Campus João Pessoa é ofertado o curso de Eletricista, Instalador de Redes de Distribuição e Regente de Banda, no Campus Campina Grande, a certificação em Pedreiro e em Sousa a de Criador de Peixes –Tanque Escavado.
Cabedelo avança com EJA
A continuação do PROEJA FIC para o Ensino Médio é um dos avanços na Educação de Jovens e Adultos em Cabedelo, segundo Maria Aparecida, aluna da primeira turma do curso de Informática para Serviços Administrativos, o interesse da continuidade do programa no Ensino Médio é absoluto, “A maioria dos alunos querem que esse programa tenha continuidade no ensino médio (...) nele adquiri muitas informações e conhecimentos gerais. Hoje, tenho um trabalho e quero crescer mais para ter um emprego fixo e um salário melhor”.
A renovação da parceria do PROEJA FIC com a Prefeitura Municipal de Cabedelo para 2012, foi firmada no último dia 17 de Outubro, na Secretaria de Educação. O Diretor de Ensino, Edilson Ramos Machado, explanou em uma reunião para a Secretária Eloísa Carvalho Viana e alguns diretores de escolas municipais de Cabedelo sobre os programas e projetos do IFPB.
Reunião na Secretaria de Educação de Cabedelo
“A experiência de continuidade do PROEJA FIC no Ensino Médio na escola Paulino Siqueira, aproveitando as turmas do curso pra dar continuidade à formação, com a parceria da Prefeitura e o Campus Cabedelo, será considerada uma experiência única de verticalização”, declara Edilson Ramos e completa que esses avanços na EJA podem possibilitar futuramente a perspectiva de cotas específicas para o ENEM, direcionadas aos alunos procedentes desses programas, para que tenham continuidade de Educação no Ensino Superior.
Esses avanços estimularam a Secretaria de Educação a propostas pedagógicas de continuidade de programas municipais como a Alfabetização Solidária (AlfaSol), que é uma organização sem fins lucrativos que adota um modelo de alfabetização inicial, baseado no sistema de parcerias com diversos setores. A Secretária Eloísa Carvalho pretende absorver os alunos do AlfaSol para prosseguirem no PROEJA, disponibilizando escolas e professores para essa nova proposta de trabalho, em parceria com o IFPB Campus Cabedelo.
Com todos os programas, a população cabedelense, terá possibilidades de crescimento na Educação, partindo de iniciativas municipais como AlfaSol e continuando os ensinamentos pelo PROEJA e PROEJA FIC, além do CERTIFIC.
Outros programas educacionais
Cabedelo também conta com outros programas em parceria com a Prefeitura e o IFPB como o Programa de Aceleração, que abrange os alunos do 6º ao 9º ano e o EJA para o 2º ao 5º ano, ambos no período noturno, e uma parceria com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizando um trabalho de Educação Ambiental nas escolas municipais.
A Prefeitura também realiza projetos na área de Meio Ambiente, Sexualidade com foco em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST`s), Drogas, Bullying, Cidadania e Cooperativismo para população em geral, além de incentivos nas escolas com jogos de Xadrez, Corais e Informática Básica nas escolas.
Reportagem: Augusto Ygor Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário