quarta-feira, 3 de agosto de 2011
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Integração Discente no IFPB Cabedelo
Os alunos novatos do Campus Cabedelo participaram da Atividade de Integração Discente, desenvolvida pelo setor de Coordenaçao Pedagógica e Assistência Estudantil (COPAE), em conjunto com a Direção de Desenvolvimento de Ensino.
A atividade, desenvolvida entre os dias 25 e 28, teve por objetivo propiciar acolhimento aos alunos recém-ingressos e fazê-los compreender a dinâmica de funcionamento da Instituição. Na ocasião foram apresentados os cursos, os setores, as normas didáticas e disciplinares e o programa de assistência estudantil.
Houve ainda o seminário de acolhimento, onde foi levantada a expectativa dos discentes com relação ao curso e ao Instituto, além de estabelecer acordos de convivência. “Por fim, foi aplicado um questionário sócio-econômico para delinear o perfil dos alunos recém-ingressos”, explica a psicóloga Sylvana Melo.
“De uma maneira geral, a atividade contou com uma avaliação muito favorável por parte dos alunos e alunas, externada, por intermédio de palvavras como conhecimento, participação, integração, aula de diretrizes e acolhimento”, completou a psicóloga.
Para a pedagoga Maize Sousa, momentos como esse são importantes no sentido de fazer valer os direitos dos estudantes de se apropriarem da instituição em que estudam. “É uma forma dos alunos tomarem conhecimento das normas, regulamentos e atividades desenvolvidas pela escola, de acordo, inclusive, com a art. 5, parágrafo XII do regulamento disciplinar discente”, concluiu a pedagoga.
Participaram da atividade de integração uma equipe de profissionais constituída pela assistente social Evelin Sarmento, pela pedagoga Maize Sousa, pela psicóloga Sylvana Melo, pelo professor Sílvio Farias, representando a Direção de Desenvolvimento de Ensino e pelos coordenadores dos cursos.
29/07/2011
Diretor de Ensino do Campus Cabedelo visita obras do IFRO Campus Porto Velho
O Diretor de Ensino do Campus Cabedelo, professor Edilson Ramos Machado e o dentista Djalma de Farias Oliveira visitaram nessa segunda-feira, dia 18, as obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho.
O IFRO é resultado da integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste. Por ser um dos Institutos Federais mais recentes, a maioria dos cursos ofertados pelo IFRO ainda estão em fase de implantação.
O campus está sendo construído em um terreno doado pela prefeitura de Porto Velho, localizado na Avenida Calama, próximo ao Porto Velho Shopping e irá oferecer inicialmente cursos técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química, além de licenciaturas nas áreas científicas.
* Augusto Ygor Machado – Campus Cabedelo - Ascom
por Iris Lucena Pimentel Souto Maior — última modificação 19/07/2011 10:25
Propostas e projetos do IFPB são apresentados para o Governo de Rondônia
O Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) do Campus Cabedelo, professor Edilson Ramos Machado, o dentista e perito em saúde, Coordenador do GT do Subsistema de Assistência a Saúde do Servidor (SIASS) Djalma de Farias Oliveira e o fisioterapeuta e acumpunturista Yargo Alexandre de Farias Machado apresentaram nessa segunda-feira (18) propostas e projetos para o Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, para auxiliar no desenvolvimento da saúde e educação.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi uma das questões discutidas pelo professor Edilson Ramos. No último dia para o registro do interesse no Programa, o Governador de Rondônia pediu para a Secretaria de Educação encaminhar sua posição. O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
O projeto da pedagoga e Diretora de Articulação Pedagógica do IFPB Campus João Pessoa, Maria José Ayres, também foi apresentado. O projeto é sobre um conjunto de ações para minimizar o bullying nas instituições públicas, sensibilizando professores, alunos e funcionários.
Na área da saúde, Yargo Alexandre idealizou para o Governo do Estado, a proposta do Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Rondônia (CERFRO), que é um projeto com grande suporte tecnológico voltado para todas as classes sociais. O CERFRO é uma opção terapêutica para atender as necessidades da população, podendo manter vínculos entre universidades com cursos da área, permitindo experiência profissional e uma perspectiva de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde. Sendo aprovado, poderá se tornar um Centro de Referência Nacional como o Hospital Sarah Kubitschek.
* Augusto Ygor Machado – Campus Cabedelo - Ascom
por Iris Lucena Pimentel Souto Maior — última modificação 19/07/2011 10:25
Encontro de Ambientação do Campus Cabedelo reune novos servidores
Os novos servidores do Campus IFPB Cabedelo participaram do II Encontro de Ambientação, realizado nos dias 11 e 12 de julho.
A atividade teve por objetivo a integração e teve um teor formativo e informativo, possibilitando conhecimentos relativos ao funcionamento dos novos serviços/setores do instituto e discussões, ligadas à prática no cotidiano institucional, conforme explica a Coordenadora Pedagógica, Maize Sousa.
O encontro foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, representada pelo professor Sílvio Farias, juntamente com a Coordenação Pedagógica e de Assistência Estudantil - COPAE, representada por Maize Sousa (pedagoga), Evelin Sarmento (assistente social) e Sylvana Melo (psicóloga).
A pedagoga Maize Sousa destaca que instigar os servidores em relação ao seu poder de pertença, como servidor público na institituição, constituiu um dos objetivos mais importantes desse encontro. "A atividade possibilitou também aos novos servidores, momento de aprendizagem e reflexão, por intermédio de palestras/discussões que envolveram temas como ética, normas institucionais, educação inclusiva e avaliação", analisa.
por Patricia Nogueira de Carvalho Pinto — última modificação 13/07/2011 12:36
Reunião com os bolsistas dos programas CERTIFIC e PROEJA/FIC no Campus Cabedelo
O Campus Cabedelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizou nessa segunda-feira, dia 1, a primeira reunião de acompanhamento com os bolsistas dos programas CERTIFIC e PROEJA/FIC.
A reunião teve como objetivo integrar os bolsistas, discutir o tema sobre Trabalho em equipe com uma auto-avaliação, avaliar as atividades desenvolvidas e definir ações para melhorar os procedimentos realizados dentro dos Programas e da Instituição.
O momento contou com a presença da Assistente Social Evelin Sarmento que estava representando a equipe multidisciplinar dos Programas e com 90% dos bolsistas.
por Iris Lucena Pimentel Souto Maior — última modificação 07/07/2011 09:11
Assinar:
Postagens (Atom)