segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Integração Discente no IFPB Cabedelo

 Os alunos novatos do Campus Cabedelo participaram da Atividade de Integração Discente, desenvolvida pelo setor de Coordenaçao Pedagógica e Assistência Estudantil (COPAE), em conjunto com a Direção de Desenvolvimento de Ensino.


A atividade, desenvolvida entre os dias 25 e 28, teve por objetivo propiciar acolhimento aos alunos recém-ingressos e fazê-los compreender a dinâmica de funcionamento da Instituição. Na ocasião foram apresentados os cursos, os setores, as normas didáticas e disciplinares e o programa de assistência estudantil.
Houve ainda o seminário de acolhimento, onde foi levantada a expectativa dos discentes com relação ao curso e ao Instituto, além de estabelecer acordos de convivência. “Por fim, foi aplicado um questionário sócio-econômico para delinear o perfil dos alunos recém-ingressos”, explica a psicóloga Sylvana Melo.
“De uma maneira geral, a atividade contou com uma avaliação muito favorável por parte dos alunos e alunas, externada, por intermédio de palvavras como conhecimento, participação, integração, aula de diretrizes e acolhimento”, completou a psicóloga.
Para a pedagoga Maize Sousa, momentos como esse são importantes no sentido de fazer valer os direitos dos estudantes de se apropriarem da instituição em que estudam. “É uma forma dos alunos tomarem conhecimento das normas, regulamentos e atividades desenvolvidas pela escola, de acordo, inclusive, com a art. 5, parágrafo XII do regulamento disciplinar discente”, concluiu a pedagoga.
Participaram da atividade de integração uma equipe de profissionais constituída pela assistente social Evelin Sarmento,  pela pedagoga Maize Sousa, pela psicóloga Sylvana Melo, pelo professor Sílvio Farias, representando a Direção de Desenvolvimento de Ensino e pelos coordenadores dos cursos.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB, com informações da pedagoga Maíze Sousa
29/07/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário