quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Campus Cabedelo investe em EJA com Qualificação Profissional

“É um sonho que estou realizando na vida, pois eu estava perdida no mundo, via a vida passar por debaixo dos meus olhos sem um rumo” relata Maria Aparecida Felinto dos Santos, aluna do Programa de Educação de Jovens e Adultos na cidade de Cabedelo. “É muito importante para os jovens e adultos que não estavam estudando e agora estão tendo essa oportunidade de ingressar na vida profissional. Hoje já sei mais sobre todas as matérias, principalmente informática que era meu sonho aprender”, completa Maria Aparecida.

A Educação de Jovens e Adultos em Cabedelo vem se destacando devido ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (PROEJA FIC), que oferece o ensino profissionalizante a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular e também pela Certificação Profissional e Continuada (Certific), que aprimora os conhecimentos adquiridos em cursos de qualificação. Localizada na região metropolitana de João Pessoa, a cidade portuária investe em cursos nas áreas de Informática para Serviços Administrativos e Beneficiamento de Pescado.

Em um país com cerca de 14 milhões de analfabetos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode se transformar em um importante programa de inclusão social. Definida como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996, o ensino voltado para o público adulto ainda se estrutura, apesar de sua realidade no país ser de elevados índices de evasão, estrutura física inadequada e programas ineficazes.

A Paraíba aparece em terceiro lugar no Nordeste com maior índice de analfabetismo (mais de 20% da população acima de dez anos de idade). O Estado está à frente apenas do Piauí e de Alagoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém com o advento da Lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Estado aumenta as perspectivas de programas EJA.



Cabedelo desenvolve programas profissionalizantes

O PROEJA FIC se configura como um programa eficaz em Cabedelo porque atrai interesse da população por seu caráter profissionalizante, é o que afirma a Coordenadora de Assistência ao Magistério da Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo, Enilda Célia Guedes. “A evasão de turmas de programas PROEJA FIC ocorre em menor índice e acredito que é devido a essa formação. As turmas não são muito grandes, mas são de alunos completamente interessados. A média global dos alunos do 6º ano até agora é uma pontuação de 8.5, além de um bom índice de frequência nas aulas”, ressalta Enilda.

Os cursos de Informática para Serviços Administrativos e Beneficiamento de Pescado, elaborados em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo e o IFPB desde 2009, agregam a formação inicial e continuada do Ensino Fundamental com o Ensino Profissionalizante na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, oportunizando alunos a concluírem a educação básica e de ter acesso a uma formação profissional de qualidade. As primeiras turmas do PROEJA FIC se formarão ao final desse ano.

 “O objetivo do curso é formar um profissional com conhecimentos básicos e gerais em beneficiamento de pescado, com direcionamento em higiene e manipulação na elaboração de produtos” diz Luciana Trigueiro, coordenadora da Qualificação Profissional de Beneficiamento de Pescado e professora do PROEJA FIC.  O curso está na sua primeira turma e tem mais de 20 alunos matriculados.

Segundo Edilson Ramos Machado, professor e Coordenador Geral do PROEJA FIC e do Certific do Campus Cabedelo, a cidade tem muita carência na área administrativa. “O curso de Informática para Serviços Administrativos qualifica os alunos para trabalharem como auxiliar de escritório, preparando memorandos, atas, relatórios, cartas e outros documentos, além de organizar apresentações, eventos e reuniões”. A turma de 2010 se formará esse ano e possui 24 alunos, já a turma de 2011, possui 22 alunos.

As aulas são ministradas por professores do IFPB nas escolas municipais Paulino Siqueira e Rosa Figueredo, além da própria Instituição e são destinadas a alunos com escolaridade mínima de 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental. O programa tem uma carga horária total de 1400 horas, sendo ofertado no período noturno.

Certificação Profissional melhora a renda da população
O Campus Cabedelo do IFPB também oferece o curso de Beneficiamento de Pescado na modalidade de Certificação Profissional e Continuada (Certific). A professora Luciana Trigueiro explica que essa é uma área onde não há cursos desenvolvidos na Paraíba, o que pode ampliar muito a melhoria de renda da população de baixa renda.


Alguns pescadores de Cabedelo retiram do mar a sua subsistência. Fotografia: Augusto Ygor

A ideia do Certific, em Cabedelo, é atingir trabalhadores experientes na área de pesca, mas não possuem certificado para comprovar isso, ponto importante para o mercado de trabalho. O programa vai aprimorar os conhecimentos adquiridos através de cursos de qualificação e para aqueles que não têm escolaridade básica, é ofertado cursos de Ensino Fundamental, através de parceria com a prefeitura, mediante o Programa de Educação de Jovens e Adultos. A primeira turma do curso possui 27 alunos e uma faixa etária variante entre 18 e 56 anos, as são ministradas no IFPB no período noturno.

Idealizado pelos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, os responsáveis pela execução do Certific são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aumentar a inserção no mercado de trabalho e possibilitar a capacitação através do ensino. A iniciativa é inovadora, pois coloca os professores para lidarem com a avaliação de competências que, muitas vezes, não são testadas no sistema formal de ensino.

O Certific oferece qualificação na área de música, construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica e pesca, sem custos e nem limite de vagas. No Campus João Pessoa é ofertado o curso de Eletricista, Instalador de Redes de Distribuição e Regente de Banda, no Campus Campina Grande, a certificação em Pedreiro e em Sousa a de Criador de Peixes –Tanque Escavado.

Cabedelo avança com EJA

A continuação do PROEJA FIC para o Ensino Médio é um dos avanços na Educação de Jovens e Adultos em Cabedelo, segundo Maria Aparecida, aluna da primeira turma do curso de Informática para Serviços Administrativos, o interesse da continuidade do programa no Ensino Médio é absoluto, “A maioria dos alunos querem que esse programa tenha continuidade no ensino médio (...) nele adquiri muitas informações e conhecimentos gerais. Hoje, tenho um trabalho e quero crescer mais para ter um emprego fixo e um salário melhor”.

A renovação da parceria do PROEJA FIC com a Prefeitura Municipal de Cabedelo para 2012, foi firmada no último dia 17 de Outubro, na Secretaria de Educação. O Diretor de Ensino, Edilson Ramos Machado, explanou em uma reunião para a Secretária Eloísa Carvalho Viana e alguns diretores de escolas municipais de Cabedelo sobre os programas e projetos do IFPB.


 Reunião na Secretaria de Educação de Cabedelo

“A experiência de continuidade do PROEJA FIC no Ensino Médio na escola Paulino Siqueira, aproveitando as turmas do curso pra dar continuidade à formação, com a parceria da Prefeitura e o Campus Cabedelo, será considerada uma experiência única de verticalização”, declara Edilson Ramos e completa que esses avanços na EJA podem possibilitar futuramente a perspectiva de cotas específicas para o ENEM, direcionadas aos alunos procedentes desses programas, para que tenham continuidade de Educação no Ensino Superior.

Esses avanços estimularam a Secretaria de Educação a propostas pedagógicas de continuidade de programas municipais como a Alfabetização Solidária (AlfaSol), que é uma organização sem fins lucrativos que adota um modelo de alfabetização inicial, baseado no sistema de parcerias com diversos setores. A Secretária Eloísa Carvalho pretende absorver os alunos do AlfaSol para prosseguirem no PROEJA, disponibilizando escolas e professores para essa nova proposta de trabalho, em parceria com o IFPB Campus Cabedelo.

 Com todos os programas, a população cabedelense, terá possibilidades de crescimento na Educação, partindo de iniciativas municipais como AlfaSol e continuando os ensinamentos pelo PROEJA e PROEJA FIC, além do CERTIFIC.

Outros programas educacionais

Cabedelo também conta com outros programas em parceria com a Prefeitura e o IFPB como o Programa de Aceleração, que abrange os alunos do 6º ao 9º ano e o EJA para o 2º ao 5º ano, ambos no período noturno, e uma parceria com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizando um trabalho de Educação Ambiental nas escolas municipais.

 A Prefeitura também realiza projetos na área de Meio Ambiente, Sexualidade com foco em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST`s), Drogas, Bullying, Cidadania e Cooperativismo para população em geral, além de incentivos nas escolas com jogos de Xadrez, Corais e Informática Básica nas escolas. 

Reportagem: Augusto Ygor Machado

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campus Cabedelo incentiva alunos a participarem de Simpósio


O IFPB Campus Cabedelo incentivou os alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente a participar do IV Simpósio Internacional de Climatologia, no período de 16 a 19 de Outubro, pela Sociedade Brasileira de Meteorologia, no Centro de Convenção do Hotel Tambaú, em João Pessoa.  O Campus pagou a inscrição dos 30 alunos que participaram do evento.


O Simpósio teve o tema de “Mudanças Climáticas e seus Impactos em Áreas Urbanas” e teve o objetivo de discutir como as mudanças climáticas globais podem afetar os centros urbanos brasileiros, suas vulnerabilidades e possíveis soluções para mitigação e adaptação a esses efeitos. Nesse contexto, os temas abordados nesse encontro envolveram Mudanças Climáticas e seus Impactos no Ambiente e na Saúde em Áreas Urbanas, Eventos Extremos de Tempo, Novas Tecnologias na Previsão de Tempo e Clima, Vulnerabilidade das Áreas Urbanas Costeiras, Confiabilidade dos Modelos Regionais e Cenários Futuros do Clima.

O evento contou com mais de 800 pessoas inscritas, 425 trabalhos aceitos para apresentação e 40 convidados, números aproximadamente 3 vezes maiores do que os registrados nos eventos anteriores.

Augusto Ygor Machado

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Campus Cabedelo comemora dois anos de funcionamento

         O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo, no dia 21 de Setembro, comemorou dois anos de funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas. Para celebrar esse momento, o Diretor de Ensino Edilson Ramos Machado, juntamente com alguns professores e técnico-administrativos visitaram as obras da construção do futuro Campus.



         Desde o período 2009.2, o Campus Cabedelo está situado provisoriamente na Rua Pastor José Alves no Centro, acomodando cerca de 800 alunos dos Cursos Técnicos Subsequente, Técnicos Integrado e o Curso Superior em Design Gráfico, além dos projetos do PROEJA FIC e o CERTIFIC. O novo Campus deverá estar em funcionamento a partir do segundo semestre de 2012.

Augusto Ygor Machado
IFPB Campus Cabedelo

Veja todas as fotos no Flickr do IFPB Campus Cabedelo

http://www.flickr.com/photos/ifpbcabedelo/sets/72157627656348231/

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Processo Seletivo para Cursos Técnicos (PSCT)


           O começo de sua jornada acadêmica e profissional pode estar aqui no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
          Os Cursos do IFPB ajudam você na superação dos obstáculos e apontam o rumo a ser seguido para que os seus sonhos sejam realizados de acordo com sua vocação.
          Este ano, o Processo Seletivo para Cursos Técnicos (PSCT) está oferecendo 29 cursos integrados ao Ensino Médio e 23 Cursos Subseqüente ao Ensino Médio. No curso Integrado, você cursa o ensino médio aliado a uma formação profissional. O ensino subseqüente é para quem terminou o ensino médio e quer uma formação técnica para entrar no mercado de trabalho.
          Para 2012, no Campus Cabedelo, serão oferecidas 240 vagas, como mostra a seguir:


Informações e inscrições online, de 05 de Setembro a 21 de Outubro de 2011 através do site:
www.ifpb.edu.br

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

IV Simpósio Internacional de Climatologia (SIC)

            Para discutir as interações e feedback entre as mudanças climáticas globais e as condições climáticas dos centros urbanos a Sociedade Brasileira de Meteorologia realizará o IV Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) entre 16 e 19 de outubro de 2011 em João Pessoa no Centro de Convenção do Hotel Tambaú. O tema deste Simpósio é “ Mudanças Climáticas e seus impactos em Áreas Urbanas” que tem como objetivo discutir como as mudanças climáticas globais podem afetar os centros urbanos brasileiros, suas vulnerabilidades e possíveis soluções para mitigação e adaptação a esses efeitos. Nesse contexto, os temas abordados nesse encontro envolvem Mudanças Climáticas e seus Impactos no Ambiente e na Saúde em Áreas Urbanas, Eventos Extremos de Tempo, Novas Tecnologias na Previsão de Tempo e Clima, Vulnerabilidade das Áreas Urbanas Costeiras, Confiabilidade dos Modelos Regionais e Cenários Futuros do Clima.



Maiores informações no site do evento:
http://www.sic2011.com/sic/

         O IFPB Campus Cabedelo disponibilizará 30 inscrições para alunos, portanto os alunos interessados em participar do evento devem contactar professora Valéria Camboim, Coordenadora do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, o mais breve possível, pois somente serão contemplados os 30 primeiros.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Petcoke é tema de palestra em Cabedelo

O projeto Pequeno Beija-flor convida a comunidade para uma palestra sobre a Problemática do Petcoke (Petroleum coke) no dia 02/09 às 19:00h no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo.





quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Informações Gerais sobre os cursos do IFPB Campus Cabedelo

       A modalidade subsequente é destinada àqueles que já concluíram o ensino médio. Neste caso, o aluno cursará apenas as disciplinas referentes ao currículo profissional. O IFPB Campus Cabedelo oferece os Cursos Técnicos Subsequentes em Pesca e em Meio Ambiente.

       Técnico Subsequente em Pesca- Com duração de dois anos, oferecido a quem já concluiu o ensino médio, certificando em Técnico em Pesca. O curso tem uma carga horária total de 1.440 h e semestres com 360 h cada.

          Técnico Subsequente em Meio Ambiente: O Curso oferece 80 vagas anuais para o horário noturno, sendo 40 vagas no primeiro semestre e 40 vagas no segundo semestre. Apresenta uma estrutura modular composta por três módulos mais o Estágio Supervisionado, possibilitando ao aluno receber o Diploma de Técnico em Meio Ambiente, ao final do período de dois anos.

            O curso técnico integrado é destinado a quem terminou o ensino fundamental e deseja obter uma capacitação técnica profissional junto ao ensino médio, em uma única instituição.

         O IFPB Campus Cabedelo oferece o Curso Integrado em Pesca, que tem uma carga horária total de 3.633,4h/aula, com duração de quatro anos.


            Os cursos superiores de tecnologia, com duração aproximada de dois anos, tem por objetivo formar profissionais voltados para o mercado de trabalho, aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades em determinado eixo tecnológico.

          O IFPB Campus Cabedelo oferece o Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico - - Com duração de 03 anos, em turno integral, podendo ser ofertado no período da tarde ou noite, oferece em média por semestre, 40 Vagas. O sistema de seleção é pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado) onde o aluno é selecionado pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Integração Discente no IFPB Cabedelo

 Os alunos novatos do Campus Cabedelo participaram da Atividade de Integração Discente, desenvolvida pelo setor de Coordenaçao Pedagógica e Assistência Estudantil (COPAE), em conjunto com a Direção de Desenvolvimento de Ensino.


A atividade, desenvolvida entre os dias 25 e 28, teve por objetivo propiciar acolhimento aos alunos recém-ingressos e fazê-los compreender a dinâmica de funcionamento da Instituição. Na ocasião foram apresentados os cursos, os setores, as normas didáticas e disciplinares e o programa de assistência estudantil.
Houve ainda o seminário de acolhimento, onde foi levantada a expectativa dos discentes com relação ao curso e ao Instituto, além de estabelecer acordos de convivência. “Por fim, foi aplicado um questionário sócio-econômico para delinear o perfil dos alunos recém-ingressos”, explica a psicóloga Sylvana Melo.
“De uma maneira geral, a atividade contou com uma avaliação muito favorável por parte dos alunos e alunas, externada, por intermédio de palvavras como conhecimento, participação, integração, aula de diretrizes e acolhimento”, completou a psicóloga.
Para a pedagoga Maize Sousa, momentos como esse são importantes no sentido de fazer valer os direitos dos estudantes de se apropriarem da instituição em que estudam. “É uma forma dos alunos tomarem conhecimento das normas, regulamentos e atividades desenvolvidas pela escola, de acordo, inclusive, com a art. 5, parágrafo XII do regulamento disciplinar discente”, concluiu a pedagoga.
Participaram da atividade de integração uma equipe de profissionais constituída pela assistente social Evelin Sarmento,  pela pedagoga Maize Sousa, pela psicóloga Sylvana Melo, pelo professor Sílvio Farias, representando a Direção de Desenvolvimento de Ensino e pelos coordenadores dos cursos.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB, com informações da pedagoga Maíze Sousa
29/07/2011


Diretor de Ensino do Campus Cabedelo visita obras do IFRO Campus Porto Velho

           O Diretor de Ensino do Campus Cabedelo, professor Edilson Ramos Machado e o dentista Djalma de Farias Oliveira visitaram nessa segunda-feira, dia 18, as obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho.
        O IFRO é resultado da integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste. Por ser um dos Institutos Federais mais recentes, a maioria dos cursos ofertados pelo IFRO ainda estão em fase de implantação.
       O campus está sendo construído em um terreno doado pela prefeitura de Porto Velho, localizado na Avenida Calama, próximo ao Porto Velho Shopping e irá oferecer inicialmente cursos técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química, além de licenciaturas nas áreas científicas.


* Augusto Ygor Machado – Campus Cabedelo - Ascom

por Iris Lucena Pimentel Souto Maior última modificação 19/07/2011 10:25

Propostas e projetos do IFPB são apresentados para o Governo de Rondônia

          O Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) do Campus Cabedelo, professor Edilson Ramos Machado, o dentista e perito em saúde, Coordenador do GT do Subsistema de Assistência a Saúde do Servidor (SIASS) Djalma de Farias Oliveira e o fisioterapeuta e acumpunturista Yargo Alexandre de Farias Machado apresentaram nessa segunda-feira (18) propostas e projetos para o Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, para auxiliar no desenvolvimento da saúde e educação.


      O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi uma das questões discutidas pelo professor Edilson Ramos. No último dia para o registro do interesse no Programa, o Governador de Rondônia pediu para a Secretaria de Educação encaminhar sua posição. O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
        O projeto da pedagoga e Diretora de Articulação Pedagógica do IFPB Campus João Pessoa, Maria José Ayres, também foi apresentado. O projeto é sobre um conjunto de ações para minimizar o bullying nas instituições públicas, sensibilizando professores, alunos e funcionários.
        Na área da saúde, Yargo Alexandre idealizou para o Governo do Estado, a proposta do Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Rondônia (CERFRO), que é um projeto com grande suporte tecnológico voltado para todas as classes sociais.  O CERFRO é uma opção terapêutica para atender as necessidades da população, podendo manter vínculos entre universidades com cursos da área, permitindo experiência profissional e uma perspectiva de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde. Sendo aprovado, poderá se tornar um Centro de Referência Nacional como o Hospital Sarah Kubitschek.

 * Augusto Ygor Machado – Campus Cabedelo - Ascom

por Iris Lucena Pimentel Souto Maior última modificação 19/07/2011 10:25

Encontro de Ambientação do Campus Cabedelo reune novos servidores

        Os novos servidores do Campus IFPB Cabedelo participaram do II Encontro de Ambientação, realizado nos dias 11 e 12 de julho.
         A atividade teve por objetivo a integração e teve um teor formativo e informativo, possibilitando conhecimentos relativos ao funcionamento dos novos serviços/setores do instituto e discussões, ligadas à prática no cotidiano institucional, conforme explica a Coordenadora Pedagógica, Maize Sousa. 

  
        O encontro foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, representada pelo professor Sílvio Farias, juntamente com a Coordenação Pedagógica e de Assistência Estudantil - COPAE, representada por Maize Sousa (pedagoga), Evelin Sarmento (assistente social) e Sylvana Melo (psicóloga).
       A pedagoga Maize Sousa destaca que instigar os servidores em relação ao seu poder de pertença, como servidor público na institituição, constituiu um dos objetivos mais importantes desse encontro. "A atividade possibilitou também aos novos servidores, momento de aprendizagem e reflexão, por intermédio de palestras/discussões que envolveram temas como ética, normas institucionais, educação inclusiva e avaliação", analisa.


por Patricia Nogueira de Carvalho Pinto última modificação 13/07/2011 12:36

Reunião com os bolsistas dos programas CERTIFIC e PROEJA/FIC no Campus Cabedelo

           O Campus Cabedelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizou nessa segunda-feira, dia 1, a primeira reunião de acompanhamento com os bolsistas dos programas CERTIFIC e PROEJA/FIC.
              A reunião teve como objetivo integrar os bolsistas, discutir o tema sobre Trabalho em equipe com uma auto-avaliação, avaliar as atividades desenvolvidas e definir ações para melhorar os procedimentos realizados dentro dos Programas e da Instituição.
            O momento contou com a presença da Assistente Social Evelin Sarmento que estava representando a equipe multidisciplinar dos Programas e com 90% dos bolsistas.

por Iris Lucena Pimentel Souto Maior última modificação 07/07/2011 09:11

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Matrículas dos novos alunos do IFPB Campus Cabedelo

Datas: 11/07, 12/07 e 13/07 de 2011
Horários: 08:00 às 11:00 hrs
               14:00 às 17:00 hrs

Retardatários: 14/07 de 2011

Matrícula dos Alunos Veteranos dos Cursos Técnicos Subsequentes e Cursos Superiores para o Semestre 2011.2

Data e Horários das Matrículas para o IFPB Campus Cabedelo

Curso Técnico em Pesca Subsequente
Datas: 27/06, 28/06, 29/06, 30/06 e 01/07 de 2011.
Horários: das 14h00min às 21h00min.

Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente:
Datas: 27/06, 28/06, 29/06, 30/06 e 01/07 de 2011.
Horários (Manhã): das 08h00min às 11h30min.
Horários (Noite): das 19h00min às 21h00min.

Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico:
Datas: 27/06, 28/06, 29/06, 30/06 e 01/07 de 2011.
Horários (Tarde): das 14h00min às 18h00min.
Horários (Noite): das 19h00min às 21h00min.

Confira o Edital no Portal do IFPB, www.ifpb.edu.br e nos murais da Instituição (IFPB Campus Cabedelo).

Grupo de Sax se apresenta no Campus Cabedelo



O grupo de Sax do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba do Campus João Pessoa se apresentou nessa sexta feira (17) no Campus Cabedelo, em comemoração a abertura do São João. 

Apresentação do Grupo de Sax do IFPB

O professor de Arte do Curso Técnico em Pesca, José Alessandro Dantas Dias Novo, convidou Draylton Siqueira, professor do Curso de Música, e o grupo de Sax, para uma apresentação exclusiva para os professores, alunos e funcionários do Campus Cabedelo. 

Draylton Siqueira e José Alessandro